Você sabe emitir a Carteira de Trabalho Digital? Se antes era necessário se deslocar para ter acesso ao documento, atualmente é possível acessá-lo de maneira digital e rápida.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento importante e que registra a vida profissional do trabalhador, garantindo acesso aos direitos previstos em lei.
E para acessar esse documento, atualmente é possível fazer tudo de maneira virtual, emitindo a Carteira de Trabalho Digital de uma maneira simples e rápida e que você vai conferir passo a passo abaixo, além de muitas outras informações sobre o assunto.
Como emitir Carteira de Trabalho Digital
Para aprender a emitir a Carteira de Trabalho Digital, trouxemos um passo a passo descomplicado para acessar o documento.
- Pelo computador, celular ou tablet, acesse o Portal do Emprega Brasil, do Governo Federal;
- Em seguida, clique em “Entrar gov.br”, para ser direcionado;

- No portal gov.br, faça seu login informando os dados solicitados;

- Ao acessar o Portal, clique em “Carteira Digital de Trabalho”;

- Na nova página é possível ter acesso à carteira de trabalho e aos dados associados ao documento.
Outra forma de emitir a Carteira de Trabalho Digital
Via Aplicativo
A emissão da Carteira de Trabalho Digital também pode ser feita pelo aplicativo, mais uma forma simples e rápida de acessar o documento. Para aprender a fazer isso, vamos ao passo a passo.
- Pelo celular ou tablet, acesse sua loja de aplicativos (Play Store ou App Store);
- Busque pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”;

- Faça a instalação, gratuita, do aplicativo;
- Abra o aplicativo e faça login através do portal gov.br;
- Ao acessar o aplicativo, há a opção “Enviar Carteira de Trabalho”, em que é possível emitir sua carteira, enviando ou baixando os dados referentes ao seu documento.

Há custos para emitir Carteira de Trabalho Digital?
A emissão da Carteira Digital de Trabalho não tem cobrança de nenhum tipo de taxa, ou seja, a solicitação desse documento pelo site ou aplicativo não tem custos para o trabalhador.
Dúvidas Frequentes e Respostas
É necessário ter carteira de trabalho física?
É bem provável que você ainda se lembre da carteira de trabalho impressa, e em setembro de 2019 esse tipo de documento e, na maioria dos casos, esse documento físico não é mais necessário para contratação.
Assim, a Carteira de Trabalho Digital passou a ser uma substituta do documento físico, mas vale lembrar que a versão digital não é válida como documento de identificação.
O que fazer com a CTPS física? Posso descartar?
Mesmo tendo a carteira de trabalho digital, a versão na forma física deve ser guardada, afinal o documento é uma forma de comprovar tempo de serviço anterior, registrando os dados trabalhistas anteriores a 2019.
Atualmente, todos os registros de contrato de trabalho e anotações são feitas pela versão digital, mas a recomendação é manter guardada a carteira física para comprovação de registros anteriores.
Quanto tempo leva para emitir Carteira de Trabalho Digital?
A emissão do documento digital é feito de forma online e é praticamente instantâneo, bastando acessar o site ou aplicativo para emitir a carteira de trabalho.
Qual o número da minha Carteira de Trabalho Digital?
Na nova versão digital do documento, o número de inscrição é o CPF, utilizando um documento pessoal como referência ao documento trabalhista.
Onde fica o número PIS na Carteira de Trabalho Digital?
A carteira de trabalho no formato digital não possui mais o número do Programa de Integração Social (PIS).
Assim, a responsabilidade de geração do PIS para o trabalhador que nunca teve registro deve ser solicitada pelo empregador. E o trabalhador não precisa mais informar o seu número de PIS para ser registrado.
Agora que você já aprendeu passo a passo para emitir o documento online, já pode fazer isso de maneira descomplicada.