Precisa emitir a 2ª via do IPTU e não sabe como fazer isso? O Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado em todo o território brasileiro, e emitir a segunda via pode ser um processo simples e rápido.
Se você não recebeu ou não está encontrando o carnê para pagar o IPTU, é hora de aprender a fazer a emissão da segunda via de forma descomplicada e em qualquer cidade do Brasil.
Então, é só seguir a leitura e aprender com um guia completo o passo a passo para emitir a segunda via do IPTU.
Como Emitir a Segunda Via do IPTU
A grande maioria dos municípios brasileiros possibilita a emissão da segunda via através do site da prefeitura local.
Para fazer o processo de emissão do carnê de IPTU do seu município, vamos a um passo a passo descomplicado.
- Acesse o site da prefeitura do seu município;
- Na página inicial, procure por 2ª via de débitos ou IPTU;

- Informe os dados solicitados para acessar a área do usuário;

- Ao entrar na área de usuário, emita a segunda via do IPTU para realizar o pagamento.
O que precisa para emitir 2ª via do IPTU?
A solicitação de documentos para emitir a segunda via do IPTU pode variar de acordo com o município.
Em geral, os municípios solicitam dados como:
- Número de cadastro do imóvel, matrícula ou número do contribuinte;
- CPF do proprietário do imóvel.
Como pagar a 2ª via do IPTU?
O pagamento da segunda via de IPTU pode ser feito de maneira presencial ou online em diversos meios. Algumas dessas opções são:
- Presencialmente em agências bancárias conveniadas pela prefeitura municipal;
- Através do caixa de autoatendimento (caixa eletrônico);
- Via Pix (opção disponível por alguns municípios que oferecem a possibilidade de pagar o IPTU através de um QR Code);
- Através de internet banking ou aplicativo do banco;
- Presencialmente, em correspondentes bancários;
- Em casas lotéricas.
Qual a multa em caso de atraso?
A multa cobrada pelo atraso no pagamento do IPTU pode variar de acordo com cada município.
Na cidade de São Paulo, cada parcela atrasada incide em multa de 0,33% ao dia, limitado ao máximo de 20%. Caso o pagamento continue pendente até o mês seguinte, ainda há a cobrança de juros de mora de 1% ao mês e correção monetária.
O não pagamento do IPTU pode trazer o risco de ser inscrito na dívida ativa do município.
Dúvidas Frequentes e Respostas
O pagamento em parcela única tem desconto?
Alguns municípios oferecem aos proprietários de imóveis um desconto para o pagamento do IPTU em parcela única.
Nesse caso, é preciso respeitar o prazo limite para pagamento dessa primeira parcela, que pode conceder descontos.
O valor do desconto para pagamento de IPTU pode variar de acordo com cada município, e algumas prefeituras podem oferecer opções bastante vantajosas e com descontos que vão de 15% a 20%.
Posso ter isenção do IPTU?
A isenção de IPTU é uma possibilidade para aposentados, pensionistas, e beneficiários do BPC ou renda vitalícia do INSS, e mesmo nessas condições a isenção está sujeita a critérios específicos, como ter apenas um imóvel em seu nome.
A isenção de IPTU pode ser uma condição para imóveis com valores venais mais baixos e isso pode variar de acordo com cada município.
Para ficar por dentro da possibilidade de isenção do IPTU, o proprietário pode entrar em contato com a prefeitura municipal onde o imóvel está localizado, tirando as dúvidas e verificando se o imóvel pode ser isento do imposto.
O que acontece se eu não pagar IPTU?
O não pagamento do IPTU pode gerar inscrição na dívida ativa do município, e isso pode significar que o devedor estará sujeito a um processo de execução fiscal e outras consequências legais.
Sendo assim, a recomendação é manter o pagamento do imposto em dia, e em caso de IPTU atrasado, é possível entrar em contato com a prefeitura para uma negociação dos débitos.
Agora que você já aprendeu a emitir a guia, lembre-se de manter o pagamento em dia para evitar transtornos e multas.