Você já precisou da 2ª via da conta RGE? Essa situação pode ser comum, e emitir uma nova guia da fatura pode ajudar a manter as contas em dia.
A Rio Grande Energia (RGE) é a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em diversos municípios do Rio Grande do Sul, e faz parte do grupo CPFL, mas tem atendimentos próprios para o cliente acessar a sua conta.
Para aprender como emitir segunda via da fatura RGE, trouxemos um guia completo e com passo a passo para ter a conta em mãos.
Como Emitir a Segunda Via RGE
A emissão da segunda via da fatura RGE pode ser feita de maneira simples pelo site. Para conferir o passo a passo, é só seguir a leitura abaixo.
- Acesse o site da empresa RGE;
- Na página inicial, escolha a opção “Débitos e segunda via”;

- Ao ser direcionado, escolha por “Conta simplificada” ou “Conta completa”;
- Conta simplificada: contém código de barras para pagamento e não serve como comprovante de residência;
- Conta completa: conta com os dados completos, código de barras e funciona como comprovante de endereço.

- Ao escolher por conta simplificada, informe os dados solicitados para ter acesso ao código de barras para pagamento;

- Ao optar por conta completa, entre em sua conta, ou faça o cadastro em caso de primeiro acesso, e em seguida emita a 2ª via da fatura.

Outras formas de emitir a fatura
Via WhatsApp
Para quem gosta da praticidade do WhatsApp, a empresa RGE disponibiliza a possibilidade de pegar a segunda via da fatura por meio dessa ferramenta.
Para emitir 2ª via da conta de luz RGE pelo WhatsApp, siga as instruções:
- Entre em contato com a empresa RGE via WhatsApp, clicando aqui;
- Forneça as informações solicitadas pelo atendimento virtual, como CPF;

- Em seguida, solicite a segunda via da conta RGE.
Via Aplicativo
O acesso aos serviços da RGE, como emissão da segunda via da fatura, também pode ser feito via aplicativo.
Nesse caso, o aplicativo utilizado é o da CPFL, já que a empresa RGE faz parte do grupo.
Para aprender a emitir a 2ª via da conta pelo aplicativo, vamos ao passo a passo.
- Busque pelo aplicativo da CPFL (grupo que a empresa RGE faz parte);
- Baixe e instale o app;

- Ao abrir o app, escolha pela opção “débitos e segunda via”;

- Escolha por ter acesso a “via simplificada” ou “via completa”;
- Informe os dados solicitados de acordo com a escolha;
- Emita a segunda via da fatura.
Via SMS
A empresa distribuidora de energia em municípios do Rio Grande do Sul traz outra facilidade para emitir a segunda via da conta, e nesse caso, é possível fazer a emissão da fatura através de mensagem de texto (SMS).
Para aprender esse processo simples, vamos ao passo a passo.
- Envie uma mensagem de texto (SMS) para o número 27350;
- Na mensagem, escreva IN;
- Em seguida, envie outra mensagem com a palavra CONTA + código de cliente disponível na conta de energia;
- Seguindo as orientações, peça a segunda via da conta RGE.
Como pagar a 2ª via da RGE?
O pagamento da conta de energia RGE pode ser feito de diversas maneiras, como opções para pagar online ou presencial.
As opções disponíveis para pagamento da conta de luz podem ser:
- Via internet banking, pelo celular ou computador;
- Presencialmente, em agências bancárias ou correspondentes;
- Através de débito automático;
- Em casas lotéricas;
- Em caixa eletrônico.
Qual a multa em caso de atraso da conta?
O atraso no pagamento da conta de energia RGE pode gerar multa e juros.
A conta paga com atraso pode ter multa de 2% ao mês + juros de mora de 0,033% ao dia.
WhatsApp da RGE e outras formas de contato
O contato com a companhia de energia RGE pode ser feito de diferentes maneiras, e para te ajudar nesse contato, trouxemos uma lista com opções e números de telefone.
- WhatsApp – (51) 99955-0002
- Número para contato via SMS – 27350
- Telefone RGE: 0800 970 09 00
- Telefone Ouvidoria – 0800 541 33 36 (2ª a 6ª – Horários: 08h00 às 18h00 – exceto feriados)
Dúvidas Frequentes e Respostas
Posso trocar a data de vencimento da minha conta?
A empresa RGE disponibiliza sim a possibilidade da troca de dia de vencimento da conta.
A troca de data de vencimento pode ser feita através do site ou aplicativo da empresa, escolhendo uma das novas datas disponíveis.
O processo de alteração na data de vencimento só pode ser feito uma vez ao ano.
Recebi aviso de corte após pagar a conta. O que devo fazer?
Caso já tenha pagado os débitos com a empresa e ainda assim recebeu um aviso de corte no fornecimento de energia, esse aviso pode ser desconsiderado.
O ocorrido pode acontecer caso o aviso tenha sido emitido em um momento em que os débitos ainda constavam em aberto.
Posso parcelar minha conta de energia RGE?
A empresa RGE disponibiliza a possibilidade de parcelamento das contas de energia.
Para aderir a essa opção de pagamento parcelado, é necessário ter uma conta vencida há mais de 30 dias, e com valores entre R$ 100 e R$ 18 mil.
O parcelamento pode ser feito via cartão de crédito ou via boleto, e nesse último caso, é realizada uma análise de crédito.
Agora que você já conferiu diversas maneiras de emitir a fatura da conta de luz, já pode fazer o processo e ter a conta para realizar o pagamento.